Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5299
metadata.dc.type: | Trabalho de Graduação |
Title: | Luz, câmera e revolução : a coletivização dos campos no filme O velho e o novo, de Eisenstein (1929) |
Authors: | Silva, Willian Nascimento da, 1995- |
Abstract: | Resumo: Focalizando o cinema soviético na Rússia no início do século XX, esta pesquisa tem como objetivo despertar e analisar os aspectos sociais, políticos e culturais da sociedade soviética após a Revolução Russa, especialmente nos filmes de Serguei Eisenstein. Segundo Ismail Xavier, Eisenstein era um engenheiro no cinema. Seus estudos no campo da edição de filmes mudaram o cenário estrutural do cinema mundial. Toda a vanguarda dos novos movimentos cinematográficos, especialmente a nouvelle vague, o novo cinema alemão e o novo cinema latino-americano, tomaram seu método estético e de edição como essencial. Seus filmes tornaram-se objeto de estudo de vários historiadores, diretores, atores, pesquisadores de cinema em geral, pois carregam consigo uma enorme crítica política e social que retrata as mudanças da sociedade soviética. Com base nisso, o velho e o novo filme apontam para um novo caminho dessa sociedade e do próprio cinema russo, que esteticamente se volta para o realismo socialista e as novas tecnologias, como o filme sonoro, e, portanto, a nova maneira de faça cinema. Mas esse processo de mudança decorre das disputas ideológicas do Partido Comunista Russo, que com a ascensão de Stalin e seus planos buscaram uma rápida industrialização e uma arte de simples entendimento para o povo, mesmo que a liderança burocrática fosse amplamente necessária. Abstract: Focusing on Soviet Cinema in Russia in the beginning of the 20th century, this research aims to arouse and analyze the social, political and cultural aspects of the Soviet society after the Russian Revolution, especially in the Serguei Eisenstein movies. According to Ismail Xavier, Eisenstein was a engineer in the cinema. His studies in the field of film editing have changed the structural landscape of world cinema. All the avant-garde of the new cinema movements, especially the nouvelle vague, the new German cinema and the new Latin American cinema, took their aesthetic and editing method as essential. His films have become the subject of study by various historians, directors, actors, movie researchers in general, as they carry with them a huge critical political and social that portrays the changes of the Soviet society. On the basis of this, the old and new film points to a new path of that society and of Russian cinema itself, which would aesthetically turns to the socialist realism and the new technologies, such as sound film, and therefore to the new way of make cinema. But this process of change stems from the ideological disputes of the Russian Communist Party, which with the rise of Stalin and his plans sought a rapid industrialization and an art of simple understanding for the people, even if bureaucratic leadership was largely necessary. |
Keywords: | Eisenstein, Sergei, 1898-1948 - Crítica e interpretação Cinema - Rússia (Federação) União Soviética - História - Revolução, 1917-1921 |
metadata.dc.language: | Português |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5299 |
Issue Date: | 2019 |
Appears in Collections: | História - Trabalhos de Graduação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
D TG WILLIAN NASCIMENTO DA SILVA ok.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.