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metadata.dc.type: Trabalho de Graduação
Title: Reestruturação do Game Design de um Tower Defense Clássico aplicando Gameplay Loop ativo
Other Titles: Restructuring the Game Design of a Classic Tower Defense applying active Gameplay Loop
Authors: Vieira, Lucas Eustáquio Trajano, 1997-
Santos, Rodolfo Candido de Sousa, 1996-
Abstract: Resumo: Este trabalho de graduação é sobre o desenvolvimento de um jogo eletrônico de estratégia em tempo real tower defense (em português, "defesa de torres") com modificações no game design que buscam aumentar o nível de interações jogador-jogo durante o gameplay. Um tower defense é um jogo onde o jogador assume o papel de um protetor onipresente que tem como principal objetivo impedir que entidades invasoras completem um pré-determinado percurso em um cenário. Para impedi-las o jogador dispõe apenas de ferramentas indiretas, e automáticas, com a capacidade de neutralizar essas entidades invasoras. Quando todos os invasores no cenário forem neutralizados, uma nova onda de invasores é iniciada e o ciclo se repete. Este gênero é uma sub-classificação dentro do gênero de jogos de estratégia e pode ser desenvolvido utilizando-se um de dois modelos distintos de game design. O primeiro, chamado de "estratégia baseada em turnos", onde os eventos que compõem o gameplay loop acontecem de forma sequencial, e o segundo conceito denominado de "estratégia em tempo real", onde esses mesmos eventos acontecem em simultâneo. Como o objetivo do jogo desenvolvido é aumentar o nível de interação jogador-jogo, o modelo que melhor se encaixa na proposta é o de estratégia em tempo real. Outra modificação no game design é de remover a onipresença do jogador, permitindo ele apenas controlar uma entidade dentro do jogo. Essa segunda modificação cria inúmeras limitações para o jogador, porém todas elas aumentam a necessidade do mesmo de interagir com o jogo.
Abstract: This graduation work is about the development of a real-time strategy electronic game tower defense with game design modifications that seek to increase the level of layer-game interactions during gameplay. A tower defense is a game where the player assumes the role of an omnipresent protector whose main objective is to prevent invading entities from completing a predetermined path through a scenario. To stop them, the player has only indirect, and automatic, tools with the ability to neutralize these invading entities. When all the invaders in the scenario have been neutralized, a new wave of invaders is initiated and the cycle repeats. This genre is a sub-classification within the strategy games genre and can be developed using one of two distinct game design models. The first, called "turn-based strategy", where the events that make up the gameplay loop happen sequentially, and the second concept called "real-time strategy", where these same events happen simultaneously. As the objective of the developed game is to increase the level of player-game interaction, the model that best fits the proposal is real-time strategy. Another modification in game design is to remove the omnipresence of the player, allowing him to control only one entity within the game. This second modification creates numerous limitations for the player, but all of them increase the need for him to interact with the game.
Keywords: Tempo real
metadata.dc.language: Português
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6440
Issue Date: 2022
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