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dc.contributor.advisorBussolotti, Juliana Marcondes, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorFirigato, Fernanda Barbosa, 1993-pt_BR
dc.date.accessioned2024-03-13T22:21:35Z-
dc.date.available2024-03-13T22:21:35Z-
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6959-
dc.descriptionOrientação: Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolottipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2024.pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como os professores de arte estimulam o pensamento e a subjetividade na linguagem de artes visuais. O tema da pesquisa é parte do debate do Grupo de estudo Arte Educação e Criação da Universidade de Taubaté - Mestrado Profissional em Educação. Analisa como os processos de criação estão envolvidos no planejamento destes professores de arte e de que maneira são experenciados em sala de aula, uma vez que o processo de criação é objeto de conhecimento da arte e está normatizado pela Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pesquisa ressalta a importância desta dimensão do conhecimento uma vez que, por meio dela, lidam-se com as tomadas de decisões, desafios, inquietações, bem como lidam com a investigação crítica, transforma ideias em uma determinada materialidade possível. Para o processo metodológico é utilizada a concepção de pesquisa qualitativa, usando elementos da Pesquisa Baseada em Arte e da Artografia como percurso da pesquisa. Os participantes são filiados da Organização Paulista de Arte Educação, bem como integrantes do Grupo de Estudo Arte Educação e Criação da UNITAU. Os instrumentos de pesquisa utilizados para este estudo foram: questionário e grupo de pesquisa artística. Este estudo recebeu 20 (vinte) respostas de professores de arte por meio de questionário on-line. O grupo de pesquisa artística foi composto por 05 (cinco) integrantes no primeiro dia e com 04 (quatro) no segundo tendo como mediadora do processo a artista Barbara Melo do Ateliê BARBARIZÁ com a proposta de <Imersão no processo de criação para investigar o gesto de rasgar=. Os dados do questionário foram tratados pelo Formulário Google. Evidenciou-se que, dentre outros elementos, estes professores de arte estimulam criativamente seus estudantes por meio da formulação de estratégias na construção de propostas em sala de aula. Já no grupo de pesquisa artística destacou-se que ao expor os professores de arte em processos artísticos, destacaram-se critérios relevantes ao analisar processos de criação, os quais são: considerar a individualidade de cada um; que o rasgo desperta emoções e enquanto processo de criação, risco está presente; há a necessidade de desconstruir-se para reconstruir-se e perceber que o tempo é um elemento fundamental para dar a liberdade de criar, experenciar e seguir percurso da criação. Diante dos processos observados foi realizado um portfólio on-line que culminou em um e-book e este é o produto técnico desta pesquisa. Este estudo fortalece as pesquisas na área de arte na educação sobretudo com a temática em processo de criação e contribui para a ampliação dos dados científicos e é uma oportunidade de valorização da área que constantemente sofre abafamentos, mas que vem ao encontro com as necessidades fundamentais para despertar o pensamento e reflexões críticas do ser humano.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze how art teachers stimulate thought and subjectivity in the language of visual arts. The research topic is part of the debate of the Art Education and Creation study group at the University of Taubaté - Professional Masters in Education. It analyzes how the creation processes are involved in the planning of these art teachers and how they are experienced in the classroom, since the creation process is an object of art knowledge and is standardized by the National Common Curricular Base. Furthermore, the research highlights the importance of this dimension of knowledge since, through it, we deal with decision-making, challenges, concerns, as well as dealing with critical investigation, transforming ideas into a certain possible materiality. For the methodological process, the qualitative research design is used, using elements of Art- Based Research and Artography as the research path. The participants are members of the São Paulo Art Education Organization, as well as members of the UNITAU Art Education and Creation Study Group. The research instruments used for this study were: questionnaire and artistic research group. This study received 20 (twenty) responses from art teachers through an online questionnaire. The artistic research group was composed of 05 (five) members on the first day and 04 (four) on the second, with artist Barbara Melo from Ateliê BARBARIZÁ as mediator of the process with the proposal of <Immersion in the creation process to investigate the gesture to tear.= The questionnaire data was processed by Google Form. It was evident that, among other elements, these art teachers creatively stimulate their students by formulating strategies in the construction of proposals in the classroom. In the artistic research group, it was highlighted that when exposing art teachers to artistic processes, relevant criteria were highlighted when analyzing creation processes, which are: considering the individuality of each one; that the tear awakens emotions and as a creation process, risk is present; there is a need to deconstruct oneself to reconstruct oneself and realize that time is a fundamental element to give the freedom to create, experience and follow the path of creation. In view of the observed processes, an online portfolio was created which culminated in an e-book and this is the technical product of this research. This study strengthens research in the area of art in education, especially with the theme in the process of creation and contributes to the expansion of scientific data and is an opportunity to value the area that constantly suffers from being stifled, but which meets the fundamental needs for awaken critical thinking and reflections in human beings.pt_BR
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-03-13T22:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DM Fernanda Barbosa Firigato.pdf: 3916331 bytes, checksum: 45d2d399acdc8a58d7a4b6f7bf17df6b (MD5) Previous issue date: 2024en
dc.format.extent1 recurso online (128 f.) : il. digital, arquivo PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso de criação - Artept_BR
dc.subjectProfessores - Artept_BR
dc.subjectArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte - Pesquisapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.titleProcesso de criação em artes visuais : pesquisa baseada em arte com professores da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.otherAranha, Maria Lúcia de Arruda, 1941-pt_BR
dc.contributor.otherSantana, Pio de Sousapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações - Educação (Mestrado Profissional) - PPGEDH/MPE

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